amazônia legal

Categorias:

Com uma área de mais de 7 mil milhões de quilômetros quadrados, dividida entre 8 países e com uma das biosferas mais importantes do planeta. Dessa modo podemos descrever a Amazônia que consiste em um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Mas porque Amazônia é tão importante para o mundo?

De fato a Floresta Amazônica é responsável por regular a umidade de toda a América Latina influindo nas chuvas da região. Logo na termoestabilidade do clima global além de possuir a maior biodiversidade do mundo. Em outras palavras, um tesouro biológico para a humanidade.

A Amazônia não é o pulmão do mundo

Antes que mais nada consiste importante ressaltar que a floresta amazônica cobre 7% da superfície do planeta com uma densa floresta tropical e abrigar aproximadamente 50% da biodiversidade do mundo. Por essa razão houve uma época na qual a Amazônia foi considerada o pulmão do mundo. Mas será que essa afirmação é correta?

floresta amazônica

De fato no processo de obtenção de energia os vegetais produzem oxigênio capturando CO2 da atmosfera, conhecido com: fotossíntese. Desse modo, por possuir uma grande capacidade de produção e captura de dióxido de carbono a comunidade científica acreditava que a floresta fosse responsável pela grande taxa de oxigênio do planeta. Porém depois de vários estudos e análises chegou-se a conclusão que a maior parte do oxigênio da Terra é produzido pelos oceanos. Isso por que ao mesmo tempo que as plantas produzem oxigênio eles também liberam dióxido de carbono na sua respiração, além de produzir CO2 através da decomposição e outros elementos.

Qual a importância da floresta amazônica?

São inúmeras as razões pelas quais a floresta amazônica se considera um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Em primeiro lugar, estaria o controle das precipitações e umidade da macrorregião que envolve toda a Floresta Amazônica. Logo entraria o seu importante papel na mudança climática e na sua capacidade de armazenar toneladas de carbono.

Ademais a Amazônia configura em um dos ecossistemas mais completos do mundo responsável pelo balanço meio ambiental. Decerto mais de 10% de todas as espécies conhecidas se encontram na Amazônia. Ou seja, preservar a biodiversidade desse importante ecossistema garante a sustentabilidade de muitos outros ecossistemas correlacionados com a existência da Amazônia.

Maior floresta tropical do mundo

Apesar de ser um importante ecossistema para o mundo a Amazônia está em constante degradação pela interferência e ganância humana. Nesse sentindo, a indústria madeireira e agropecuária são em suma as grandes responsáveis pelas atrocidades que ocorrem nas periferias da floresta. Por essa razão de vez em quando se tornam notícia mundial, manchetes com: desmatamento, queimadas na amazônia, incêndio na amazônia.

amazônia

Geograficamente, 60% da amazônia pertence ao maior país em extensão territorial da América Latina, o Brasil. De fato o estado da qual a floresta faz parte se chama amazonas sendo Belém a capital de amazonas. Outro fato curioso que da ainda mais sentido a extensão territorial da amazônia reside na ideia de onde nasce o rio amazonas, cortando quase a América latina inteira. Logo sendo considerado o maior rio do mundo, tanto em extensão territorial como em volume de água.

O bioma amazônico

Além de possuir várias características extraordinárias como a maior floresta tropical do Brasil a Amazônia apresenta um bioma amazônia mais diverso do mundo. Logo ostentando o maior número de espécies, tanto como do reino animal e reino plantae.

Por isso, além de ser um importante ecossistema para o mantenimento da temperatura mundial, da umidade regional ela também produz uma série de recursos botânicos. Nesse sentido a floresta tropical amazônica também reconhecida por aportar vários elementos para produção de remédios e outras drogas farmacológicas.