mandioca

Categorias:

Conhecida por diversos nomes a Manihot esculeta consiste em um dos tubérculos mais consumidos em todo mundo. Desse modo sendo encontrada majoritariamente nos países Latino Americanos e pertencendo cultura gastronômica de muitas regiões. Assim sendo, a mandioca também pode ser chamada: aipim, macaxeira, costelinha e muitos outros nomes locais.

De acordo com estudos realizados sobre o consumo de carboidratos, a mandioca configura a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos. Dessa forma consistindo em um dos alimentos básicos em todo mundo, entrando na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas.

Origem e características da Manihot esculeta

Originária e muito típica das regiões de clima tropicais a mandioca consiste em um dos tesouros da amazônia e que hoje se encontra difundida em quase todo o mundo. De certa forma, esse tubérculo já era utilizado em muitas civilizações indígenas e com o passar dos anos foi incorporada na gastronomia de vários países.

Ademais de ser um tubérculo com relativa facilidade na hora do cultivo a Macaxeira também aporta muitos nutrientes sendo considerado um alimento completo. Logo, para sem gramas se consome aproximadamente 160 calorias, proteínas, hidratos de carbono, fibra,

34% da quantidade recomendada de vitamina C

. Também 6% da quantidade recomendada de vitamina B1 e 8% da quantidade recomendada de potássio diário.

Mandioca na cozinha

Agora que você já conhece melhor o que é a mandioca, chegou a hora de aprender a utilizá-la em vários tipos de receitas, tanto salgadas, como doces. Nesse sentido existem muitos subprodutos elaborados da farinha de mandioca, como a tapioca. Mas você sabe quanto tempo para cozinhar mandioca?

De fato, o tempo exato para cozinhar a mandioca varia de acordo com receita e com o corte do tubérculo, mas funciona da mesma maneira que uma batata. Logo o ponto ideal se caracteriza pela cheiro característico e quando depois de perfurá-la com um garfo, ela não apresente nenhum tipo de resistência.

Receitas com mandioca

Da mesma maneira que a batata serve como um ingrediente coringa na hora de preparar uma grande variedade de pratos o mesmo funciona com o aipim. Assim sendo que atire a primeira pedra aquele brasileiro que nunca provou uma deliciosa farofa ou um bolinho de aipim.

aipim frito

Provavelmente pelo sabor agradável e similar ao da batata a ela é muito bem recebida por qualquer um que prove por primeira vez. Em outras palavras, até os paladares mais difíceis poderão resistir a uma deliciosa e crocante porção de aipim frito com manteiga e sal. Logo depois de provar uma saborosa mandioca frita, não poderia deixar de participar na sua lista a coxinha de mandioca, escondidinho de mandioca, bolo de mandioca, caldo de mandioca, sopa de mandioca, bolo de macaxeira, bolinho de macaxeira e o famoso bolo de aipim.

Quais são os benefícios da Mandioca?

Apesar de ser um alimento relativamente pobre em proteínas e lipídios, quando comparada com outros tubérculos, a ela tem um custo econômico reduzido. Contudo esse fator não a impede de ser um dos ingredientes básicos na dieta de várias pessoas. Por essa razão, um dos principais benefícios desse interessante alimento, reside no seu baixo custo de produção e alto rendimento em termos calóricos.

macaxeira

Em outras palavras, um cultivo desse tubérculo pode resolver o problema da fome em muitas regiões tropicais do mundo. Desse modo, pela grande resistência da planta e pela pouca necessidade de água. Também vale a pena ressaltar que o amido resistente produzido nesse tubérculo resulta beneficioso para o trânsito intestinal, além de melhorar as condições metabólicas.