ecossistema

Categorias:

De acordo com dados científicos o Brasil é o quinto maior país em extensão territorial e um dos países mais biodiversos do mundo. Isso por que mais de 60% da floresta amazônica está localizada no maior estado do País. Mas além da amazônia, no Brasil é possível encontrar outras configurações de ecossistemas que compõem a fauna e flora do país.

Desse modo o Brasil possui uma verdadeira e exuberante diversidade biológica. Ou seja, além da climatologia e geografia adequada o país é considerado um dos estados mais ricos em recursos naturais do mundo. Mas você sabe qual a importância dos delicados ecossistemas brasileiros para o mundo? Nesse artículo, vamos embarcar em uma aventura ecológica para desvendar o significado de algumas terminologias importantes.

Definição de ecossistema

ecossistema por definição consiste em um neologismo ou por assim dizer, uma palavra inventada. Desse modo, a união da palavra grega eco, que indica lugar e de sýstēma de origem latina e que significa desempenho ou articulação, dão sentido ao que seria a ideia de ecossistema.

ecossistemas

Assim sendo, ecossistema configura um conjunto de seres vivos, tanto da flora, da fauna e de outros organismos vivos. Nesse sentido, funcionam de uma maneira harmônica e compartem um mesmo ambiente. Essa interação entre diferentes espécies em um mesmo habitat também pode ser definida por biocenose. Em suma, um ecossistema se diferencia entre outros pela sua biodiversidade, clima e geografia.

Tipos de ecossistemas

Além de diferenciar cada grupo de organismos que vivem em um ecossistema, também está elaborada uma classificação por tipos e características. Dessa maneira resulta interessante analisar os distintos tipos de ecossistemas e como eles se relacionam entre si. Também como cada espécie tem um papel fundamental no equilíbrio caótico e em constante transformação da vida natural.

Portanto, a maneira de qualificar inicialmente diferentes tipos de ecossistemas começa pela sua geografia. Ou seja, o eecossistema terrestre pode ser subdividido em outros ecossistemas dependendo do substrato presente no terreno. Porém nunca será similar ao ecossistema aquático ou ecossistema marinho que apresentam uma configuração completamente distinta do ecossistema terrestre.

Ecossistemas brasileiros

Decerto o Brasil consiste em um dos países com um dos biomas mais diversos e com ecossistemas complexos que interagem entre si. Além de possuir mais de 60% por cento da maior floresta tropical do mundo o Brasil também está composto de outros importantes ecossistemas como o da Mata Atlântica.

Uma vez que os ecossistemas definem-se muitas vezes pela geografia da região, além da Amazonia o Brasil o Brasil possui outros importantes sistemas. São eles: a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal, a Mata de Araucárias, o Mangue e muitos outros.

Como classificar um ecossistema?

Existem muitas maneiras de qualificar um ecossistema e consiste relevante sublinhar que existem várias formas de realizar o estudo de um ecossistema. Logo, mais concretamente existem três métodos habituais.

ecossistema brasileiro

Em primeiro lugar estaria as relações alimentárias existentes produzidas nesse sistema. Em outras palavras, seria como funcionaria a transferência de energia que chega do sol a terra. Assim sendo, em segundo lugar estariam as relações entre as espécies na cadeia trófica, onde se classifica os animais herbívoros, carnívoros necrófagos, entre outros. Por conseguinte estaria o estudo dos ecossistemas por meio dos ciclos da matéria e a sua relação com distintos elementos químicos.