impacto ambiental

De fato existem alguns ecossistemas que os incêndios e queimadas definem parte do ciclo de vida natural. Nesse sentido, provocado por razões naturais, onde os seres vivos inseridos nesta dinâmica estão adaptados as drásticas mudanças climáticas e seus sintomas. Desse modo, não representam nenhum tipo de impacto ambiental negativo para o meio ambiente.

Contudo, essa não é a realidade da catástrofe meio ambiental na maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. Em outras palavras a floresta amazônica não está biologicamente preparada para lidar com incêndios, ainda mais os que estão sendo produzidos nos últimos anos. Então, porque existem queimadas na amazônia?

Quais são as principais causas do incêndio na amazônia?

Apesar das características da floresta amazônica, com um alto valor de umidade e uma floresta densa, os incêndios nessa região são mais comuns do que parece. De acordo com a INPE (Instituto Nacional de Investigação Espacial do Brasil)

“mais de 72 mil incêndios registrados no interior da floresta.”

incêndio amazônia

Decerto esses incêndios são originários da ação humana, majoritariamente pela indústria agropecuária. Sem embargo a Terra presencia ultimamente temporadas cada vez mais cálidas e secas durante os últimos ano servindo como um aditivo para catástrofes desse nível. Em suma, as queimadas na amazônia resultam da ganância humana e do descaso do governo.

A ação humana é responsável pelo desastre ambiental na Amazônia

Uma das causas naturais que normalmente são atribuídas a incêndios florestais é a temporada de seca. Por essa razão, nesse período os incêndios florestais recebem uns aditivos provenientes do clima seco, do vento e do calor . Porém, no caso da Amazônia esses incêndios ocasionados majoritariamente pela ação humana com o intuito de criar campos de pasto e áreas de monocultivo.

queimada amazônia

Em consequência disso, o fogo descontrolado e atípico para a população endêmica da região desencadeia uma série de problemas ambientais. Logo, o desmatamento e retração da floresta funcionam como gatilhos para catástrofes ambientais ainda maiores. De certa forma, ocorrendo devido a despreocupação sobre a preservação ambiental.

O desmatamento e os incêndios

Depois da investigação do IPAM e da Universidade Federal do Acre o desmatamento tem uma grande parcela de responsabilidade nos incêndios. De acordo com o estudo, o número de incêndio na Amazônia está diretamente relacionado com a desflorestação. Por isso,

“os dez municípios da região com mais advertências de desflorestação são os que mais sofreram incêndios neste ano.”

Consequências das queimadas na Amazônia

“Sem incêndios não haveria vida na terra”, assegura o cientista Guillermo Rein. Além disso, ele também afirma: “Os incêndios são fundamentais para manter a concentração adequada de oxigênio na atmosfera. Desse modo, o fogo regula o ciclo do carbono e a vida, como a conhecemos, baseia-se precisamente no carbono”.

Nesse sentido, os incêndios formam parte do ciclo do carbono e ocorrem em regiões que dependem desse fator ambiental natural para continuar crescendo. Porém, esse não é o caso do Brasil, onde a Amazônia arde por interesses meramente comerciais e gananciosos da indústria agropecuária. Neste sentido o impacto ambiental no Brasil poderá resultar em uma catástrofe ambiental em grande escala. Em outras palavras, um

5% de destruição adicional da Amazônia causaria mudanças irreversíveis e que afetariam o regime de chuva no país.

Desse modo ocasionando uma reconfiguração geral de todo o ecossistema do continente e consequentemente do mundo inteiro.