Anaconda

Categorias:

Da mesma maneira que o tubarão-branco ganhou estrelato como a temível besta de alguns filmes, a Anaconda também. Desse modo, praticamente todo o mundo já escutou o seu nome pelo menos alguma vez na vida. Ou seja, a ela já apareceu como protagonista de muitos filmes como a grande ameaça das águas do rio Amazonas.

Contudo, isso não muda o fato desses lindos animais serem considerados os mais bonitos e exóticos repteis do mundo. Nesse sentido, as Anacondas são serpentes da família das constritoras e são consideradas as maiores do mundo em longitude. Logo, a média de crescimento dessas serpentes varia de 4 a 10 metros e de 35 a 80 kg. Além do mais, a espécie conta com um acentuado dimorfismo sexual onde a fêmea poderá ser até duas vezes maior que o macho.

Habitat e comportamento das Anacondas

Apesar de usualmente possuir mais de 8 metros em média, a Anaconda verde ou também conhecida como Eunectes murinus passa a maioria do seu tempo em árvores. Dessa maneira, ela se mantêm protegida predadores, como o onça-pintada.

anaconda amazônia

Uma das razões pelas quais a Anaconda se desenvolve até alcançar uma longitude extraordinária para uma serpente tem a ver com o seu habitat. Isto é, devido a grande variedade de alimentos e um ambiente propício para reprodução. Por isso ela é um dos principais ícones da Floresta amazônica.

Caça e alimentação da Anaconda

Com uma alimentação estritamente carnívora, a Anaconda consome qualquer tipo de animal sendo especialmente zoófagas. Além do mais, elas contam com uma incrível habilidade de engolir animais grandes, como uma capivara ou um bezerro.

Outra importante característica da espécie consiste no fato de serem caçadoras noturnas e normalmente atacam animais que estão bebendo água. Portanto, sua técnica consiste em dar o bote e depois de agarrar o animal com a mandíbula, utilizando o seu corpo para constringir o animal quebrando ossos e asfixiando-o.

serpente

Em outras palavras, a Anaconda consegue consumir presas enormes porque seus maxilares estão conectados por ligamentos elásticos. Por isso, elas não digerem a comida na boca porque contam com um poderoso sistema digestivo produzindo um ácido bom suficientemente para digerir praticamente tudo.

Do mesmo modo que outras espécies de repteis, as Anacondas podem passar meses sem ir em busca de uma nova presa. Por essa razão, a serpente se torna praticamente inativa e sonolenta e logo depois de terminada a digestão, regurgita os restos mais duros.

Como funciona a reprodução da mair serpente do mundo?

A reprodução da Anaconda ocorre entre os meses de abril e maio onde as fêmeas atraem aos machos através de um sinal olfativo. A partir daí, eles se reúnem ao redor da fêmea durante semanas. Finalmente, na última fase do acasalamento, os machos se enroscam com a fêmea em uma luta constante para ter acesso à sua parceira.

Durante a copulação, o macho estimula a cloaca da fêmea com seus esporões na região caudal da serpente. Porém, no final das contas, é a fêmea que decide quem será o afortunado de poder da continuidade a sua linhagem.