chá de Ayahuasca

Categorias:

A Ayahuasca é considerada uma bebida sagrada em várias comunidades ancestrais da Amazônia. Com efeitos alucinógenos e purgantes ela vem recebendo uma especial atenção da cultura popular ocidental, como também da comunidade acadêmica. De fato seus efeitos são similares aos de algumas drogas psicodélicas.

Para a maioria das comunidades e tribos amazônicas, a Ayahuasca consiste em uma bebida sagrada onde normalmente está presente em rituais. Desse modo, ela normalmente é utilizada para fortalecer a saúde física e espiritual de quem a consome. Nesse sentido, vamos abordar nesse artigo todos os fatos sobre essa bebida sagrada que representa simbologicamente a cultura dos povos amazônicos.

Qual é a definição da Ayahuasca?

Além de ter notáveis efeitos alucinógenos a Ayahuasca também possui características purgatórias, produzindo vômitos e diarreias em seus consumidores. Mas você sabia que a Ayahuasca na verdade não é apenas uma planta, mas uma mistura entre duas espécies? Ou seja, a partir da cocção da Banisteriopsis caapi e da Psychotria viridis se obtêm o Yagé ou Ayahuasca.

ritual

Assim sendo a bebida resultante através desse processo caracteriza-se pelo seu forte sabor amargo e viscosidade. Normalmente se dilui em água e se consome em celebrações e rituais religiosos, sempre em grupo e guiados por um xamã.

Pode ser considerada a Ayahuasca como um remédio?

Para as tribos e comunidades amazônicas a Ayahuasca considera-se como um remédio. Decerto ela se utiliza a muito tempo, tanto para prevenir doenças como para potencializar as habilidades cognitivas de quem a consome. Usualmente está presente nas cerimonias e rituais e onde se consome a cada 7 ou 14 dias num evento organizado pelo xamã da comunidade.

Embora a bebida popularmente se conhece por Ayahuasca, de fato ela é uma elaboração combinando duas plantas. Uma dessas plantas possui o composto químico psicoativo dimetiltriptamina ou DMT, substância psicoativa proibida em diversos países. Desde o ponto de vista fisiológico a planta gera aquilo que chamamos de alucinações e para a cultura das tribos amazônicas, essas visões são responsáveis por uma maior compreensão da realidade.

Como são as experiências com a Ayahuasca

O efeito da Ayahuasca varia de pessoa para pessoa, tanto desde o ponto de vista físico, como do ponto de vista mental. Dessa forma, não é totalmente uma droga psicodélica. Em outras palavras, seus efeitos não conduzem apenas a hipersensibilidade dos sentidos, senão que também conduz a alucinações associadas as realidades inconscientes de cada indivíduo.

Ayahuasca

Por isso que uma pessoa pode experimentar uma experiência profunda e positiva, enquanto para outros ela será uma experiência confusa. Sendo assim, a Ayahuasca não produz dependência e de fato muitas pessoas nunca consomem mais de uma vez, principalmente pelos efeitos secundários: náuseas, vômitos e diarreia.

Desvantagens e perigos do consumo

Além dos perigos por apresentar algum tipo de alergia aos seus compostos o consumo dessa bebida pode ser perigosa para pessoas predispostas a brotes psicóticos. Por essa razão os xamãs sempre perguntam pelos antecedentes médicos paras saber se a pessoa pode viver a experiência ou não.

Em suma, as alucinações relacionadas aos conflitos inconscientes evidenciam-se quando se consome a Ayahuasca. Por isso, se existe algum conflito emocional ou mental será muito provável que apareça com um efeito esperado e em alguns casos terminar destrinchando um evento psicótico.