ventos alísios

Categorias:

A Floresta Amazônica é conhecida mundialmente por ser a maior e mais importante floresta tropical do mundo. De fato, a vida nesse enorme e variado ecossistema tem uma forte influência nos regimes de chuva da micro e macrorregiões. Além de ser uma das áreas mais importantes para o regulamento da temperatura a nível global.

Nesse contexto, a Amazônia é o lar de muitas espécies das mais variadas taxonomias. Desde grandes mamíferos, até os mais peculiares insetos e plantas. Contudo, você sabia que o solo da amazônia recebe anualmente uma fonte de nutrientes naturais de outra parte do mundo? Se você nunca ouviu falar sobre os Ventos Alísios, esse artigo te ajudará a entender como o Deserto do Saara está intimante conectado com a riqueza do solo que embarga a maior floresta tropical do mundo.

Anaconda

Categorias:

Da mesma maneira que o tubarão-branco ganhou estrelato como a temível besta de alguns filmes, a Anaconda também. Desse modo, praticamente todo o mundo já escutou o seu nome pelo menos alguma vez na vida. Ou seja, a ela já apareceu como protagonista de muitos filmes como a grande ameaça das águas do rio Amazonas.

Contudo, isso não muda o fato desses lindos animais serem considerados os mais bonitos e exóticos repteis do mundo. Nesse sentido, as Anacondas são serpentes da família das constritoras e são consideradas as maiores do mundo em longitude. Logo, a média de crescimento dessas serpentes varia de 4 a 10 metros e de 35 a 80 kg. Além do mais, a espécie conta com um acentuado dimorfismo sexual onde a fêmea poderá ser até duas vezes maior que o macho.

ecossistema

Categorias:

De acordo com dados científicos o Brasil é o quinto maior país em extensão territorial e um dos países mais biodiversos do mundo. Isso por que mais de 60% da floresta amazônica está localizada no maior estado do País. Mas além da amazônia, no Brasil é possível encontrar outras configurações de ecossistemas que compõem a fauna e flora do país.

Desse modo o Brasil possui uma verdadeira e exuberante diversidade biológica. Ou seja, além da climatologia e geografia adequada o país é considerado um dos estados mais ricos em recursos naturais do mundo. Mas você sabe qual a importância dos delicados ecossistemas brasileiros para o mundo? Nesse artículo, vamos embarcar em uma aventura ecológica para desvendar o significado de algumas terminologias importantes.