ventos alísios

Categorias:

A Floresta Amazônica é conhecida mundialmente por ser a maior e mais importante floresta tropical do mundo. De fato, a vida nesse enorme e variado ecossistema tem uma forte influência nos regimes de chuva da micro e macrorregiões. Além de ser uma das áreas mais importantes para o regulamento da temperatura a nível global.

Nesse contexto, a Amazônia é o lar de muitas espécies das mais variadas taxonomias. Desde grandes mamíferos, até os mais peculiares insetos e plantas. Contudo, você sabia que o solo da amazônia recebe anualmente uma fonte de nutrientes naturais de outra parte do mundo? Se você nunca ouviu falar sobre os Ventos Alísios, esse artigo te ajudará a entender como o Deserto do Saara está intimante conectado com a riqueza do solo que embarga a maior floresta tropical do mundo.

O que são os Ventos Alísios?

De uma maneira mais simples, os Ventos Alísios consistem no fenômeno natural do deslocamento de massas de ar quente e úmido através da zona equatorial. Eles ocorrem devido a menor pressão atmosférica nessa região do planeta conhecida também como: Zona de Convergência Intertropical.

Mas por que ocorre esse fenômeno? Poderíamos considerar o planeta Terra como um grande ecossistema interconectado por diversos fatores, moldados por suas características intrínsecas a sua formação geológica. Nesse sentido, desde a força de Coriolis, que explica a rotação planetária em seu mesmo eixo, até o aquecimento solar desigual, tem um papel fundamental nesse fenômeno.

floresta amazônica

Por essa diferença no aquecimento solar planetário, zonas de altas e baixas pressões atmosféricas atuam como um motor para o deslocamento das massas de ar. Sendo assim, essa movimentação das massas recebe o nome de “Circulação Geral da Atmosfera”. Finalmente, com o movimento de rotação terrestre, essa massa de ar se desloca para o sul no hemisfério sul e para a direita no hemisfério norte.

Em suma, os Ventos Alísios são o fenômeno de deslocamento de massas de ar do leste para o oeste que ocorrem entre 0° e 30° de latitude. Porém, esse fenômeno é o que define a especial relação entre a Amazônia e o Deserto do Saara.

Qual a importância do Deserto do Saara para a Amazônia?

Acredita-se que no passado o Deserto do Saara era uma zona verde, provavelmente similar ao que conhecemos hoje em dia como a Floresta Amazônica. Porém, devido a erosão e outros fatores ambientes se transformou nesse imenso depósito de microrganismos, com importantes nutrientes para as plantas.

deserto do saara

Porém o Deserto do Saara está localizado em um continente com muitos quilômetros de distância do continente americano. Desse modo, os Ventos Alísios são os principais responsáveis pela movimentação dessas massas de ar e também da poeira em suspensão. Ou seja, a responsável pela distribuição de fertilizantes naturais que contribuem para a riqueza do solo amazônico.

Qual a trajetória do Ventos Alísios antes de chegar a Floresta?

Os nutrientes carregados por esse fenômeno natural, carrega milhões de toneladas dos mais diversos elementos que enriquecem o solo, em especial o fósforo (P) e o Cálcio (Ca). Dessa maneira é essa adubação natural que contribuiu para a riqueza e biodiversidade de um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

Atravessando pelo oceano Atlântico e depositando-se na floresta, esses elementos chegam em maior abundância entre os meses de fevereiro a abril. Esse processo ocorre por algumas razões atmosféricas e climatológicas e pode ocorrer com maior ou menor intensidade dependendo das condições climáticas. Em suma, o clima quente diurno favorece a entrada rápida da poeira na atmosfera e o depósito no outro continente acontece por dois mecanismos conhecidos como: depósito seco e precipitação.